Toxoplasmose IgA

Comentários

O método mais utilizado no diagnóstico da Toxoplasmose é a sorologia. Entretanto, não existe nenhum teste que, de forma única, confirme ou afaste o diagnóstico de infecção recente ou tardia desta doença. Sendo assim, a análise do resultado deve ser cautelosa.

Anticorpos IgA são detectados em infecções agudas e na doença congênita. Podem persistir por meses ou até mais de 1 ano. Estes anticorpos têm maior sensibilidade que IgM na infecção congênita.

 Os anticorpos IgA, detectados na infecção recente, permanecem elevados por, no mínimo, 26 semanas. Estes anticorpos não atravessam a barreira placentária e não são absorvidos pelo leite materno, tendo por isso, utilidade no diagnóstico de Toxoplasmose congênita. Apresenta sensibilidade de 83,3% e especificidade de 94% em crianças com toxoplasmose congênita durante os doze primeiros meses de vida. No primeiro mês de vida, a combinação de IgA e IgM melhora o desempenho dos ensaios em relação aos mesmos de forma isolada.

 Os testes de Hemaglutinação são úteis para indicar prevalência, mas não para o diagnóstico de infecção neonatal ou quadro recente em gestante, devido à possibilidade de falsos-positivos. Estes testes detectam anticorpos mais tardiamente que a Imunofluorescência e que os testes Imunoenzimáticos.

 


Método

Imunoensaio Enzimático

Nível terapêutico ou Valor de Referência

Negativo: inferior a 0,90 / Indeterminado: de 0,90 a 1,10 / Positivo: superior a 1,10


Condição

Jejum obrigatório de 8 horas, Intervalo entre mamadas para lactentes.