Fungos

Comentários

PESQUISA (MICOLÓGICO DIRETO)
O exame micológico direto é utilizado para diagnóstico rápido das micoses, permitindo pronta instituição terapêutica. É utilizado também no diagnóstico diferencial de outras afecções que se assemelham a infecções fúngicas.

CULTURA
Utilizada no diagnóstico das infecções fúngicas em diversos materiais clínicos, com identificação do agente causal. Os passos mais importantes para o sucesso do isolamento dos agentes etiológicos das micoses são a coleta adequada, o rápido transporte das amostras ao laboratório, seu pronto e adequado processamento e a inoculação nos meios apropriados.
Observação: discriminar cultura para Cândida se o propósito for o cultivo exclusivo para este fungo, já que o prazo de marcação para a entrega do resultado fica reduzido.

CULTURA AUTOMATIZADA
Utilizada no diagnóstico das infecções fúngicas em diversos materiais clínicos, com identificação do agente causal. Os passos mais importantes para o sucesso do isolamento dos agentes etiológicos das micoses são a coleta adequada, o rápido transporte das amostras ao laboratório, seu pronto e adequado processamento e a inoculação em meio apropriado (Bactec Myco/F Lytic no sistema automatizado).

ANTIFUNGIGRAMA PARA LEVEDURAS
Orienta na escolha do antifúngico adequado ao tratamento de infecções fúngicas causadas por leveduras (Candida spp. e Cryptococcus spp.). Com o aumento da incidência de infecções graves por fungos em pacientes graves e imunodeprimidos, a utilização dos testes de sensibilidade mostra-se útil. São testados: itraconazol, econazol, miconazol, fluconazol, cetoconazol, clotrimazol, anfotericina B e nistatina. Ressalta-se que discordâncias entre sensibilidade in vitro e evolução clínica são descritas.
Salienta-se que não são realizados antifungigramas para outros fungos que não as leveduras.

IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS
A identificação de fungo isolado em meio de cultura permite o diagnóstico das infecções fúngicas superficiais e profundas (dermatofitoses, cromomicose, esporotricose, histoplasmose, etc).

IDENTIFICAÇÃO DE LEVEDURAS POR MÉTODO AUTOMATIZADO
As infecções por leveduras, consideradas oportunísticas em sua maioria, têm aumentado em importância devido à emergência de outros gêneros e espécies além dos mais conhecidos (Candida albicans ou Cryptococcus neoformans). Este incremento de casuística, favorecido pelo aumento de pacientes imunocomprometidos ou pelo uso de novas práticas médicas, faz com que a identificação acurada desses fungos seja crucial para a determinação epidemiológica e tratamento. A identificação rápida (em 4 horas) de 42 leveduras e espécies leveduriformes (inclusive Prototheca spp.) é realizada através de substratos convencionais e cromogênicos em painéis Microscan, com leitura automatizada no equipamento WalkAway.

 


Método

PESQUISA (MICOLÓGICO DIRETO): Microscopia.
CULTURA: Cultura em meios específicos.
CULTURA AUTOMATIZADA: Semeadura em meio Bactec Myco/F Lytic ou Vitec.
ANTIFUNGIGRAMA PARA LEVEDURAS: Difusão em disco em meio específico.
IDENTIFICAÇÃO DE LEVEDURAS POR MÉTODO AUTOMATIZADO: Leitura automatizada

Nível terapêutico ou Valor de Referência

-


Condição

PESQUISA (MICOLÓGICO DIRETO)
Secreção vaginal, uretral, urina 1o jato, secreções de feridas, escarro, punção de linfonodos, abcessos, descamação de lesões de pele, pêlos, unhas e líquidos corpóreos.

CULTURA
Raspado de lesões de pele, unhas, pêlos, secreções uretral e vaginal, secreções de feridas, escarro, lavado brônquico, sangue, líquor, urina, fezes, punção de linfonodos e biópsia de lesões.
- Preferencialmente, não estar em uso de antifúngicos tópicos ou sistêmicos.

CULTURA AUTOMATIZADA
Sangue total ou aspirado medular em heparina. Punção de linfonodos, líquidos corporais (líquor, líquido peritoneal, líquido ascítico, líquido sinovial, líquido pericárdico e líquido amniótico).

OBS:
- Preferencialmente, não estar em uso de antifúngicos.
- Não refrigerar amostras de sangue ou aspirado medular.

ANTIFUNGIGRAMA PARA LEVEDURAS
- Raspado de lesões de pele, unhas, pêlos, secreções uretral e vaginal, secreções de feridas, escarro, lavado brônquico, sangue, líquor, urina, fezes, punção de linfonodos e biópsia de lesões.
- Leveduras (Candida spp., Cryptococcus spp.) já previamente isoladas em meios de cultura.

IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS
Fungo isolado em meio de cultura.

IDENTIFICAÇÃO DE LEVEDURAS POR MÉTODO AUTOMATIZADO
- Leveduras isoladas em ágar Sabouraud glicosado.
- Podem ser utilizadas colônias de um isolamento primário de 18 a 24 horas. Se necessário, faz-se uma subcultura das leveduras isoladas incubadas por 24 a 72 horas antes de submeter os microrganismos à identificação automatizada.