Fim de ano sem culpa: dicas para não perder a dieta no Réveillon

Manter a dieta durante as festas de fim de ano e evitar as calorias extras parece impossível. Mas, se você se prevenir, pode comer bem e sem preocupação com a balança. Não deixe que as comemorações comprometam sua boa forma. Para isso, aposte na alimentação saudável também durante o Réveillon.

Épocas de muitas confraternizações exigem disciplina redobrada e foco. Diante de alimentos muito calóricos e sazonais, os riscos de exageros aumentam no caso de cardápios não programados e estômago vazio antes dos eventos. Hábitos são conquistados ao longo de muita prática e persistência, então concentre nos objetivos e nas vitórias já conquistadas. Para não afundar a dieta, seguem algumas dicas para festejar sem culpa:

  • Nas ceias, opte pelas comidas leves e saudáveis. Para começar toda a preparação, o primeiro passo é pensar em como fazer da ceia uma refeição de baixa caloria. Então, os ingredientes lights e com menor teor calórico são bem vindos: ricota, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas, entre outros, podem ser utilizados na preparação dos pratos.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas sem valor nutricional algum, prefira drinks sem álcool feitos com frutas, água gaseificada e ervas como alecrim, hortelã e manjericão.
  • O segredo é o equilíbrio. Se você fizer uma alimentação mais leve, com mais saladas, frutas e leite desnatado durante o dia, pode comer um pouco mais na ceia sem preocupação, porém sem exageros.
  • O prato principal também não pode ser esquecido. A dica é usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo, acompanhado de cereais integrais como arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico. O ideal é optar por uma porção de arroz, uma carne de ave (como o peru ou o chester) ou um peixe com molho, uma salada verde e uma porção de farofa de aveia por exemplo. Enfeitar as receitas com tomate seco, castanhas, frutas naturais (abacaxi e cereja), dão um visual diferenciado e um toque especial à ceia.
  • Para acompanhar, beba vinho. A bebida é rica em antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e tem apenas 70 calorias por cada taça de 100 ml.
  • Outra dica é começar a refeição pela salada, que é rica em fibras, auxiliando na diminuição da absorção das gorduras dos outros alimentos e oferecendo saciedade.
  • Alguns vilões da ceia são os aperitivos como castanhas e nozes, que tornam a refeição mais calórica. Apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo. Porém é preciso ter atenção na quantidade ingerida. Se forem consumidas sem abusos, as oleaginosas têm efeitos benéficos. Uma opção saudável para petiscos são as torradas sem glúten e pastas de soja de diversos sabores.
  • Nas sobremesas, a prioridade é sempre das frutas. Figos, pêssegos, uvas, entre outros, complementam a refeição de forma nutritiva, saudável e, é claro, light.

O segredo nas ceias de Réveillon não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas para não ter grande oferta de calorias extras.

Fonte: Natalia de Oliveira (Nutricionista – Globo Esporte)