Exame de sorologia: para que serve e quando fazer?

A sorologia está relacionada ao estudo analítico do soro sanguíneo. De forma prática, o principal objetivo do exame de sorologia é identificar a presença de antígenos pertencentes a vários microrganismos e de anticorpos que são desenvolvidos como resposta à presença destes agentes infecciosos no sangue do paciente. Através desse procedimento é possível identificar doenças como a Sífilis, Dengue, Herpes, HIV, Raiva, Toxoplasmose e várias outras. Quer entender tudo sobre o exame? Continue acompanhando o artigo e não perca essa dica de saúde.

O que é antígeno e anticorpo?

Antígeno: É qualquer substância que ao entrar em um organismo é capaz de estimular o sistema imune a produzir anticorpos.

Anticorpos: São proteínas (imunoglobulinas) que atuam no sistema imunológico como defensoras do organismo contra o vírus, bactérias e outros tipos de doenças.

Como é feito o exame de sorologia?

A análise do soro é feita a partir da amostra de sangue do paciente. O material é levado à área técnica, e após separar as células sanguíneas do soro, no soro será pesquisada a presença de antígenos ou anticorpos suspeitos, através de equipamentos próprios para cada tipo de exame. Daí o nome sorologia.

Os principais anticorpos pesquisados são a Imunoglobulina M (IgM) e Imunoglobulina G (IgG). A, IgM, é produzida quando o corpo é infectado pelo agente infeccioso. Já a IgG é produzida para defender o organismo,funciona como defesa tardia contra a presença do microrganismo, como uma cicatriz imunológica , que defende o organismo de ataques futuros do mesmo agente, este é o princípio das vacinas.

Interpretação dos resultados

  • IgG e IgM negativos: indicam que o paciente nunca teve contato com o agente causador da doença, nem por meio de vacina nem por outras contaminações.
  • IgG e IgM positivos: indicam uma infecção em estágios mais avançados.
  • IgG negativo e IgM positivo: infecção em estágio inicial.
  • IgG positivo e IgM negativo: representa uma infecção antiga, com duração de meses ou até mesmo anos. Além disso, pode indicar o sucesso da produção de anticorpos ao receber uma vacina.

Quando realizar o exame?

Se o paciente apresentar sintomas  que indicam a presença de um vírus, uma bactéria no organismo.

Por que é importante fazer o exame sorológico para pesquisas antígenos e anticorpos em casos suspeitos?

A vantagem é utilizar o exame de sorologia para diagnosticar essas patologias, logo nos estágios iniciais. Dessa forma, o profissional médico consegue indicar o tratamento mais adequado, aumentando as chances de cura ou amenizar os sintomas, o exame também é uma maneira indireta de atuar no combate do contágio.

Nos casos de resultados positivos para alguma patologia, ressaltamos que o Laboranálise oferece todo o apoio ao paciente e orienta em relação ao encaminhamento médico. Além disso, em casos de urgência ou emergência, liberamos os resultados de forma ágil.

Para tirar outras dúvidas sobre o exame ou para fazer o agendamento, entre em contato com a nossa equipe pelo Whatsapp. Aguardamos o seu contato!

Não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais e deixar o seu comentário sobre o que achou.