Curiosidades: Dia do Médico no Brasil e no Mundo

Você sabe porque no dia 18 de outubro comemoramos o dia do médico no Brasil e em outros países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra? A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do evangelista Lucas, conhecido como protetor dos médicos. Lucas foi um dos seguidores de Jesus, segundo a tradição, escreveu um dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. Nestes livros, contou muitas histórias de Cristo, inclusive algumas das muitas curas e milagres que presenciou. Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na carta aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.

Nos Estados Unidos, o dia do médico (Doctor’s day) é comemorado no dia 30 de março, aniversário da primeira vez que a anestesia foi administrada em um paciente, em 1842. Segundo a Dra. Pamela Settle Miles, MD, na revista The Barrow County News, a anestesia foi realizada pelo Dr. Crawford W. Long, na Georgia. Este dia foi oficializado nos USA através de uma lei, em 1990 pelo presidente George W. Bush, mas existem registros da comemoração desta data em 1930. A data foi concebida pela Sra. Eudora Brown Almond, esposa de um médico na Georgia. O primeiro dia do médico nos Estados Unidos, em 1933, foi uma pequena comemoração realizada pelas esposas dos médicos, em Winder Georgia, nordeste de Atlanta.

Na Índia, o dia do médico é comemorado dia 1° de julho, em homenagem ao grande médico indiano Dr Bidhan Chandra Roy. Foi Ministro-chefe de Bengal Ocidental. Estudou medicina na Medical College Calcutta of the University of Calcutta. Ele permaneceu no cargo por 14 anos como candidato do Congresso Nacional do Índio, de 1948 até sua morte em 1962. Ele era um médico muito respeitado e um lutador pela liberdade de renome. Bidhan Roy é muitas vezes considerado o grande arquiteto de Bengala Ocidental, que fundou cinco cidades eminentes, Durgapur, Kalyani, Bidhannagar, Ashokenagar e Habra. Dr. Roy foi homenageado com a mais alta condecoração civil do país, o Bharat Ratna em 4 de fevereiro de 1961. Ele nasceu em 01 julho de 1882 e morreu na mesma data , em 1962, com 80 anos.

No Irã, o aniversário de Avicena (mês iraniano: Shahrivar 1 = 23 de Agosto) é comemorado como o dia do médico nacional. Ele escreveu quase 450 tratados sobre uma ampla gama de assuntos, dos quais cerca de 240 sobreviveram. Em particular, 150 de seus tratados sobreviventes concentram-se em filosofia e 40 deles concentram-se em medicina. Seus trabalhos mais famosos é The Book of Healing, uma vasta enciclopédia filosófica e científica, e The Canon of Medicine, que era um texto médico padrão em muitas universidades medievais. A Canon of Medicine foi usado como um texto-livro nas universidades de Montpellier e Leuven até 1650. Ibn Sina Canon de Medicina oferece um sistema completo de medicina, segundo os princípios de Galeno e Hipócrates.

No dia 3 de dezembro de cada ano, o Dia dos Médicos é celebrado na América Latina, fazendo memória ao Dr. Carlos Finlay. Esta data foi consagrada pela Pan American Medical Congress, que reuniu-se em Dallas, Estados Unidos, no ano de 1933, coincidindo com o centenário do nascimento do Dr. Carlos Finlay (03 de dezembro de 1833). Dr. Carlos Finlay, de origem cubana, foi quem confirmou a teoria da “propagação da febre amarela pelo mosquito Aedes aegypti” em uma apresentação na Academia de Ciências de Havana em 14 de agosto de 1881. Depois de endossar a hipótese, Finlay abriu novas possibilidades para o progresso da medicina na América tropical, impedindo milhares de mortes na América Latina e facilitando o desenvolvimento da construção do Canal do Panamá, uma vez que muitos trabalhadores morreriam desta doença.

Na Argentina este dia é comemorado por iniciativa de Córdoba Medical School, apoiado pela Confederação Médica Argentina, e oficialmente, por decreto governamental, em 1956.

Como observamos, a maioria dos países e civilizações do mundo valorizaram e dão importância extrema a aqueles que tem o dom de manter e salvas vidas, o médico. O Laboranálise, por meio desta matéria, também deseja expressar estima, admiração e gratidão a todos os médicos de Sete Lagoas e região.

Fonte: Portal Academia Médica