Baixa de vitamina D pode causar sérios problemas de saúde. Entenda!

Adquirida, principalmente, através do sol, muitas pessoas estão sofrendo com a falta de vitamina D no organismo. Isso é explicado pelos nossos hábitos de vida. Saímos logo cedo, entramos diretamente no carro ou ônibus e vamos para o trabalho, que, geralmente, é um ambiente fechado. No momento de ir embora, já está escuro, fazendo com que tenhamos pouco contato com os raios solares.

Além do sol, a vitamina D também pode ser encontrada em alguns alimentos como peixes, leite e ovos. No entanto, para suprir a necessidade da substância, é preciso consumir grandes quantidades desses alimentos diariamente, Por esse motivo, a síntese da pele, pela ação da luz solar, é imprescindível.

Continue acompanhando o artigo e entenda o que a baixa de vitamina D pode causar em seu organismo.

Como identificar a baixa de vitamina D?

A falta dessa substância afeta diretamente a sua saúde, já que ela é responsável por regular os níveis de cálcio e fósforo, além de atuar em diversos outros processos do nosso metabolismo.

A depressão, doenças cardiovasculares, risco na gravidez, diabetes, problemas no sistema músculo-esquelético, doenças autoimunes, risco de morte prematura e o autismo podem ser patologias desenvolvidas pela baixa de vitamina D.

Para identificar esse problema é preciso estar atento aos sinais do corpo:

  • Unhas e cabelos fracos e quebradiços;
  • Ossos mais fracos e porosos;
  • Perda da força muscular;
  • Incidência frequente de gripes e resfriados;
  • Sistema imunológico com mau funcionamento.

A confirmação precisa é feita através da análise do exame de sangue. O paciente pode solicitar esse tipo de teste através de um check-up preventivo, sem a necessidade de um pedido médico. Nesse exame, são fornecidos os valores de referência para que haja uma comparação entre a média considerada normal e o seu resultado.

A deficiência da vitamina é considerada quando a pessoa apresenta valores menores que 10 ng/mL; insuficiente entre 10 e 30 ng/mL; suficiente entre 30 e 60 ng/mL e tóxico quando os valores estão acima de 100 ng/mL.

Por que investir tempo tomando sol?

Vamos, agora, apresentar mais alguns motivos para passar um tempinho ao ar livre durante o dia. Ressaltamos que o recomendado é ficar 20 minutos em contato direto com a luz solar.

Prevenir o câncer

A vitamina atua no processo de diferenciação celular, evitando o surgimento de células cancerígenas.

Ter uma gravidez mais segura

Para as gestantes, significa cuidar da sua saúde e da saúde do bebê. Nessa fase, a falta da vitamina pode causar hipertensão arterial, diabetes gestacional e estimular o nascimento prematuro do seu filho.

Controlar o diabetes

Quanto menores os valores de vitamina D no sangue, maior será o risco de diabetes no paciente. A substância, durante a infância, também previne o desenvolvimento da patologia.

Fortalecer o corpo

A vitamina ajuda na absorção de minerais, mantém os ossos e os músculos fortes e garante o funcionamento correto do sistema de defesa do organismo, prevenindo determinadas doenças.

Faça o seu check-up e verifique os níveis de vitamina D no seu corpo. Invista em sua saúde e na prevenção!

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe ou deixe o seu comentário.