#AgostoLaranja: Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

No dia 30 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla. Desde o ano de 2006, a iniciativa visa mobilizar e colorir o Brasil de Laranja – cor que representa a Esclerose Múltipla, além de promover meios de conscientização para que cada vez mais pessoas saibam o que é a doença, como diagnosticá-la e também tratá-la, de modo a viver melhor.

O que é a Esclerose Múltipla?

A EM é a doença autoimune do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes.

O termo esclerose múltipla significa “muitas cicatrizes”. Os sintomas variam muito e incluem visão turva, perda de força, sensações de formigamento, instabilidade e fadiga. Para algumas pessoas, a EM é caracterizada por períodos de surto e remissão, enquanto, para outros, ela tem um padrão progressivo. Para todos o diagnóstico da doença torna a vida imprevisível.

Por isso é tão importante manter uma visão positiva sobre viver uma vida saudável, a fim de aproveitar ao máximo os aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais da saúde. Embora ainda não exista cura, os que são acometidos pela doença podem encontrar maneiras para viver melhor com a EM.

Mudando os hábitos para viver melhor

Alimentação, exercícios físicos, gestão do stress, viagens, atividades de lazer, entre outros, são dicas importantes de adaptação que podem ajudar às pessoas portadoras de Esclerose Múltipla a viverem melhor, confira.

Alimentação: Embora não existam comprovações de dietas específicas que afetem o processo da EM, existem algumas dicas alimentares que podem ajudar a amenizar os sintomas. Uma dieta bem equilibrada, pobre em gordura e rica em fibras, pode, por exemplo, ajudar a estabilizar o peso e melhorar a saúde intestinal. Uma boa dica para combater a fadiga, por exemplo, é consumir um tablete de chocolate amargo e ingerir ao menos 2 litros de água / dia.

Suplementos: Os suplementos dietéticos possuem minerais, cálcio e vitaminas em geral. Ainda que não devam substituir a ingestão natural destes elementos, podem ser úteis; entretanto orientamos que consulte o seu médico ou enfermeiro antes de tomar vitaminas, minerais ou suplementos para garantir a segurança e compatibilidade com os medicamentos já prescritos.

Exercício Físico: O exercício físico regular para pessoas com EM é importante por várias razões, além de melhorar a saúde cardiovascular, ajuda a melhorar a força e resistência, e é um fator importante de estabilização do humor. O exercício pode ajudar a aliviar a fadiga relacionada com a EM e gerenciar a espasticidade.

Stress: Lidar com o stress pode ser difícil. Ele faz com que a maioria das pessoas se sinta mal, mas o stress pode afetar aqueles que vivem com EM a ponto de agravar os seus sintomas. Uma das suas possíveis consequências é a elevação da temperatura corporal, e pessoas com esclerose múltipla tendem a se sentirem mais cansadas, ou terem uma piora temporária de outros sintomas quando a temperatura do corpo é elevada. Algumas respirações profundas, visualizando uma lembrança agradável, técnicas de relaxamento ou desfrutar de um passatempo ou hobby são algumas dicas que podem ajudar na hora de aliviar o stress.

Por: ASCOM Laboranálise

Fontes: Agosto Laranja; AME