ACTH, Hormônio adrenocorticotrófico

Comentários

  • – O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.
    – A produção de ACTH pela hipófise está sujeita a uma série de fatores que agem por via hipotalâmica ou diretamente na hipófise. O hipotálamo atua, sobretudo na via de produção do hormônio liberador de corticotrofina (CRH), cuja secreção está sujeita a uma série de estímulos, tais como estresse (físico ou emocional), ritmo circadiano e hipoglicemia. A atuação do ACTH no córtex adrenal ocorre de uma maneira abrangente, de modo que todas as três camadas sejam estimuladas, aumentando a geração de aldosterona, de cortisol e de andrógenos adrenais. No entanto, o principal controlador da produção de ACTH, na forma de um feedback negativo, é o cortisol. Dessa maneira, em condições normais, um excesso de cortisol ou de um glicocorticóide sintético causa supressão na produção do ACTH endógeno. O ACTH apresenta um ritmo de secreção circadiano, com valores mais elevados no início da manhã e mais baixos à tarde, sendo responsável pelo ritmo de secreção característico do cortisol.
    – A dosagem do ACTH plasmático inclui o diagnóstico diferencial da síndrome de Cushing e o da insuficiência adrenal. No primeiro caso, a dosagem de ACTH é de fundamental importância para a distinção entre a doença de Cushing – que é conseqüência de tumor hipofisário produtor de ACTH – na qual o hormônio está elevado, e tumores primários da adrenal, em que a produção de ACTH fica suprimida.
    – Na síndrome de Cushing decorrente da fabricação ectópica de ACTH por tumores (principalmente de pulmão), os níveis de ACTH podem estar extremamente altos. Já nas situações de insuficiência adrenal, o exame é extremamente útil no diagnóstico diferencial entre insuficiência primária, quando os níveis de ACTH são elevados, e secundária, quando são baixos. Esta dosagem também permite o acompanhamento de pessoas em uso de glicocorticóides para supressão de hiperfunção adrenal seletiva causada por defeito de síntese.
    – Entre os interferentes desta dosagem estão a metapirona e o estresse, que podem aumentar os níveis plasmáticos de ACTH, e a dexametasona e outros glicocorticóides sintéticos, que costumam diminuir os valores do hormônio.


Método

• - Eletroquimioluminescência.

Nível terapêutico ou Valor de Referência

• - BASAL: entre 7 e 10 da manhã: de 7 à 63 pg/mL.


Condição

De preferencia, a coleta deve ser realizada até duas horas após o horário habitual do cliente acordar.
Até 2 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas. - Acima de 2 anos de idade jejum de 8 horas.