Ácido Delta Amino Levulínico, urina

Comentários

  • Sinonímia: Delta Amino Levulínico, ácido.

– Este exame é útil no diagnóstico de porfirias e como teste indireto de exposição e intoxicação por chumbo.

Diagnóstico de porfirias: O ácido deltaminolevulínico (ALA) é um metabólito intermediário da síntese do anel porfirínico, que faz parte da hemoglobina, da mioglobina e dos citocromos. O ALA eleva-se durante a fase aguda da porfiria aguda intermitente, da coproporfiria hereditária e da porfiria variegata, podendo ser normal fora dessas crises. Tais doenças apresentam manifestações clínicas bastante semelhantes, caracterizadas por episódios intermitentes de dor abdominal, neuropatia periférica e distúrbios psiquiátricos, muitas vezes precipitados por medicamentos como barbitúricos. É possível ainda encontrar o ALA elevado durante a gestação e na tirosinemia hepato renal.
– Intoxicação por chumbo: O chumbo inibe a ALA deidratase, enzima necessária para a síntese do heme. Assim, a quantificação do ALA pode ser útil para a monitorização biológica, na detecção precoce de alterações biológicas e no diagnóstico da exposição ao chumbo, sendo também utilizada no acompanhamento terapêutico de tais indivíduos.
Na intoxicação aguda por chumbo, são observados níveis de ALA urinário muito elevados, sendo que na intoxicação crônica os valores se encontram menos elevados. Neste último caso, há também elevação das coproporfirinas, enquanto o porfobilinogênio se mostra normal. Em crianças, a determinação do ALA é mais sensível na avaliação de intoxicação por chumbo do que a determinação do chumbo sanguíneo. Entre as causas secundárias, o alcoolismo é condição de elevação do ALA.


Método

- Colorimétrico.

Nível terapêutico ou Valor de Referência

Até 4,5 mg/g creatinina.
• - Limite de tolerância biológica: 10 mg/g creatinina.


Condição

-