Células LE, pesquisa

Comentários

A célula LE pode ser um neutrófilo, monócito e raramente um eosinófilo que fagocitou a massa LE. Entretanto, a presença de somente uma célula LE não é suficiente para se dar um resultado positivo, sendo necessário para isso a observação de várias células LE típicas. No lúpus eritematoso sistêmico a positividade da pesquisa é observada em 70% a 80% dos casos. Podem ocorrer reações falso-negativas nas leucopenias e uso de corticóides. Reações falso-positivas podem ocorrer em reações a drogas, artrite reumatóide, glomerulonefrites, entre outras. Este teste foi suplantado pela pesquisa de anticorpos antinucleares (FAN) por imunofluorescência indireta.

Veja também FAN.


Método

Hargraves

Nível terapêutico ou Valor de Referência

Negativo


Condição

-Sangue total sem anticoagulante.
- Líquor - líquido sinovial - líquido pleural - líquido ascítico - lavado broncoalveolar - líquido amniótico.

-Preparo sangue:
Após a coleta colocar em banho-maria por 2 horas a 37oC. Triturar o coágulo em uma peneira e colocar o líquido proveniente da trituração em tubo de ensaio e centrifugar por 10 minutos a 2500rpm. Descartar o sobrenadante com uma seringa e transferir a camada de leucócitos para um macroematócrito e centrifugar novamente a 2500rpm por 10 minutos. Retirar o sobrenadante com a seringa e com a camada de leucócitos confeccionar os esfregaços.
-Líquidos:
Processar os líquidos corporais imediatamente após a coleta. Não congelar. Refrigerar.

Conservação

Sangue: até 2 horas em temperatura ambiente. Até 4 horas a 37oC. Até 15 dias se a lâmina for confeccionada conforme as orientações acima.
Líquidos corporais: até 6 horas entre 2o e 8oC.