Você sabe qual a diferença dos alimentos diet, light e zero?

Na hora de escolher os produtos que vamos consumir, nos deparamos com uma infinidade de alimentos, com diferentes quantidades de açúcar, sódio e gordura, além de variadas informações nos rótulos. Mas você sabe a real diferença entre os produtos chamados de diet, light e zero? Conhecer o que difere cada uma dessas composições é fundamental pra não nos enganarmos e darmos preferência a alimentos que sejam verdadeiramente saudáveis.

Os alimentos diet são indicados para grupos específicos, como pessoas com diabetes. Sua composição é isenta de determinado nutriente, como açúcar, proteína ou gorduras. Mas é preciso ficar atento, já que alimentos diet podem ter valor calórico semelhante ou até maior do que os convencionais. Por isso, nem sempre são indicados para perda de peso.

Os alimentos zero também possuem isenção de algum nutriente, como sódio ou açúcar. Mas não existe uma legislação específica que defina o conceito de alimentos zero, por isso se considera que ele possui o mesmo conceito dos produtos diet, que possuem uma legislação. Também é importante ficar atento ao rótulo dos produtos zero, já que eles podem possuir alto teor de sódio ou gordura, por exemplo. Já os alimentos light possuem uma redução de pelo menos 25% em algum nutriente em relação ao produto original. Essa redução pode ser na quantidade de açúcar, gordura ou sódio.

Fonte: Blog da Saúde – Minas Gerais