Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já começou

Teve início neste sábado (30) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar cerca de 49,8 milhões de pessoas, conforme projeção divulgada pelo Ministério da Saúde. A vacinação nos postos de saúde seguirá até 20 de maio.

No ano passado, poucas pessoas tomaram a vacina. Isto provocou o surto de H1N1 no Brasil durante o início do ano. A situação pegou o governo e os brasileiros de surpresa. Alguns conseguiram ser vacinados antes do início da campanha, mas foram apenas integrantes de grupos de risco, pois as vacinas levam seis meses para serem produzidas e sua fabricação tem início após o inverno dos países do extremo norte, como Estados Unidos.

Quem ainda não tomou a vacina deve ser imunizado. Somente no Dia D, cerca de 240 mil profissionais foram espalhados em 65 mil postos pelo Brasil para a aplicação da vacina em grupos de maiores riscos, como idosos a partir dos 60 anos, crianças entre seis meses e até 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis.

De acordo com o Ministério da Saúde, “este ano, contando até o dia 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Desse total, 83% (1.365) por influenza A (H1N1), sendo 230 óbitos, com registro de um caso importado (o vírus foi contraído em outro país). A Região Sudeste concentra o maior número de casos (976) de H1N1, sendo 883 no Estado de São Paulo”.

As vacinas que serão aplicadas protegerão as pessoas dos grupos de riscos contra três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A, causador da gripe H1N1. Não deixe de tomar a vacina. A prevenção é a melhor forma de evitar a transmissão e a contaminação.

Fonte: Blog da Saúde