Novembro Azul

Enviado em: segunda-feira, 9 de novembro de 2015

imagem novembro azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro. Dirigida à população, principalmente a masculina, visa alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças deste público específico.

O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Sobre o Câncer de Próstata

O câncer da próstata é o mais comum tipo de câncer entre os homens. De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados pelo câncer de próstata, o que provoca 307mil mortes no mundo todos os anos. Já no Brasil, cerca de 52.000 homens são diagnosticados anualmente com a doença.

Este tipo de câncer desenvolve-se quando as células da glândula da próstata começam a se multiplicar e crescer descontroladamente. Em muitos casos, esse é um processo de crescimento lento e o homem não percebe a sua evolução, pois ele pode nunca ocasionar um sintoma ou problema.

De acordo com um estudo realizado recentemente pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC, na sigla em inglês), com 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países, 47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas. Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. E este é o grande desafio, uma vez que o preconceito impede muitos homens de realizar o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, não são percebidos, já que os sintomas não são específicos.

De acordo com o Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata, os sinais mais comuns da presença da doença são: cansaço (86% são afetados), dores nas costas (82%), dor generalizada (70%), fraqueza (67%), dificuldade para dormir (62%), além da incontinência e possíveis alterações nos hábitos urinários, como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, também pode ser observada uma diminuição do jato de urina.

Diagnóstico

Recomenda-se que, a partir dos 50 anos, o urologista seja procurado anualmente para a realização do Exame de Toque. Para auxiliar no diagnóstico, ainda é importante realizar o Exame de Sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).

Pacientes que possuem histórico familiar da doença devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade.

Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como a idade do paciente. Pode incluir radioterapia, hormonoterapia, uso de medicamentos e até mesmo a remoção cirúrgica da próstata. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

Prevenção

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como a prática diária de atividades física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Fontes: Instituto Lado a Lado Pela Vida; Instituto Nacional do Câncer; Associação pela saúde da Próstata e Wikipédia.